Você paga por conteúdo jornalístico?

Como incentivar o público a pagar por um conteúdo que ele não terá tempo de consumir? Como justificar a importância da informação de qualidade para um público mais interessado em Facebook? 



Outro dia, enquanto comprava um cartão de recarga para minha conta do Netflix, dei de cara com uma promoção irresistível. No mesmo modelo da recarga que eu estava comprando, vi um cartão para assinatura do Jornal O Globo. O preço era irrisório, custava 4,99 R$ por dois meses de assinatura do conteúdo digital.

Deixa eu explicar melhor. Não era uma assinatura para receber o jornal impresso em casa, mas para ter acesso a todo o conteúdo em formato digital. Com esse pacote é possível ler quantas matérias você quiser no site de O Globo; é possível baixar todos os ebooks comercializados pelo jornal; é possível pesquisar no acervo todas as reportagens já feitas até hoje. Sem falar que é possível, ainda, ler as edições diárias em formato digital direto no seu tablet.

Que tal? Não estou ganhando um centavo para falar sobre isso. Compartilho a informação por achar ser uma oportunidade importante, e por acreditar que esse é um assunto que merece ser discutido. O que realmente acontecerá com o jornalismo? Os jornais estão se integrando muito bem ao formato digital. Alguns até abandonaram a publicação física. Mas, e o público?

Estive conversando com o Eddie Silva sobre o assunto. Ele me alertou para o fato de que o público dos jornais está diminuindo. Uma parcela bem pequena do público mais jovem está consumindo jornais, mesmo que em formato digital.

Não é alarmismo, mas mesmo com preços tão irrisórios, mesmo que o jovem faça a assinatura do jornal digital, ele terá que dividir as vinte quatro horas diárias entre o trabalho/estudo, as atividades sociais com os amigos, o tempo que passa no Facebook, o consumo de mídia por streaming – como Netflix e Spotfy –, os jogos online, o tempo com a namorada (o) e tantas outras coisas.

É preciso que se crie o hábito de ler jornais. É preciso que se perceba a necessidade de ler jornais. Não importa a plataforma, não importa o formato. Informação é poder. O grande desafio é descobrir como custear a produção e verificação do conteúdo de qualidade.

Vejo que plataformas como as já citadas (Spotfy e Netflix) já estão consolidadas. O público sente prazer em pagar pelo conteúdo. O mesmo ainda não pode ser dito sobre os jornais e revistas digitais.

Vamos aguardar.



José Fagner Alves Santos


Você também pode gostar

0 comentários