Como surgiu o jornalismo?

Qual é a origem do jornalismo? 


O jornalismo é uma atividade tão essencial para o mundo que é difícil imaginar como seria a nossa vida sem ele. Mas como será que o jornalismo surgiu? É o que você vai saber lendo a matéria a seguir:
                                                                                                                                          
                                                                                                                                                                                Foto: Stock.XCHNG
A palavra jornal tem relação direta com a jornada diária, o período de um dia. Os jornalistas passariam o dia coletando dados para poder informar à população sobre os acontecimentos do dia anterior. Do latin diurnalis (diurno), do francês journal (jour), do italiano giornale (giorno).

ANTES DO JORNALISMO

Quando o homem ainda vivia em aldeias tribais (como se agora fosse diferente) seu conhecimento se limitava àquilo que estava ao seu redor. Ele não sabia o que se passava para lá da floresta. Não sabia o que se passava em outras cavernas ou aldeias. Desconhecia as intenções de grupos rivais que poderiam atacar para se apoderar da caverna ou dos mantimentos colhidos, dos animais caçados ou das suas fêmeas (sim, as fêmeas eram conquistadas à força).

A informação chegava trazida por algum viajante. Essa era a única forma de saber sobre a recente onda de ataques executada por aldeias rivais, sobre o nascimento ou morte de alguém, sobre as melhores áreas para a caça ou pesca.

A sobrevivência do bando, muitas vezes, dependia desses indivíduos que viajavam de aldeia em aldeia comercializando seus produtos. Como as viagens eram feitas a pé, no lombo de um quadrúpede ou, muito raramente, de carruagem, as notícias demoravam a chegar.

VOCÊ TEM QUE ESPECULAR

 
Quando surgiram os primeiros burgos, os administradores perceberam a necessidade de implementar torres de vigia (chamadas, em latim, de especula). Dessa forma, era possível visualizar ao longe, grupos que vinham em sua direção. Como não dava para distinguir quem era amigo ou inimigo, o vigia da torre tinha que adivinhar. Esse processo de adivinhação ficou conhecido como especular. As vezes ele acertava, as vezes não. Não existia certeza até que fosse tarde demais.

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Antes disso as autoridades romanas pregavam na parede do FÓRUM, uma folha em que eram listados os acontecimentos do dia: casamentos, batizados, compras e vendas, novas leis que entravam em vigor. Essa folha era chamada de Acta Diurna (os Atos do Dia) e representavam as diretrizes governamentais. Não se sabe ao certo quando a prática começou, mas há registros que datam do ano 131 antes de cristo.

Júlio César, mais conhecido imperador romano, oficializou a Acta Diurna no ano de 59 AC, tornando obrigatória sua afixação em determinada localidade publica da cidade. Ali todos poderiam ver e ler os atos do dia.

Foi o primeiro Diário Oficial.

JORNALISMO EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Depois da criação da prensa de tipos móveis, atribuída a Gutenberg, foi possível reproduzir notificações, como a Acta Diurna, em escala nunca antes imaginada. Não se tem registro de qual teria sido o primeiro jornal (no sentido que damos hoje) a ser produzido.

Os primeiros jornais eram de opinião. Eram periódicos criados por pessoas endinheiradas para defender uma causa ou partido. Era comum atacar os opositores, no texto do jornal, com base em simples opinião.

A partir do século 17, os jornais começaram a ficar mais populares. Por conta disso o trabalho começou a se profissionalizar.

O primeiro país do mundo a implementar a liberdade de imprensa foi a Suécia, no ano de 1776. A liberdade de imprensa garantia ao jornalista o direito de publicar qualquer coisa desde que houvesse comprovação daquilo que estava sendo dito e de quê não houvesse difamação.

INDO MAIS RÁPIDO

Em 1844, quando foi criado o telégrafo, e a comunicação se tornou mais rápida, ficou mais fácil para os jornalistas correspondentes enviarem suas matérias. Isso agilizou todo o processo do fazer jornalismo.

Durante o período da revolução industrial a demanda por informação cresceu muito. Os jornais tiveram seus anos dourados. A venda de jornais cresceu ao ponto de um, a cada dois cidadãos alfabetizados nos EUA, lerem ao menos um jornal por dia.

Com o surgimento do Rádio, no início da década de 1920, o número de jornais vendidos começou a cair e nunca mais se recuperou.


OS 5 JORNAIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO


Post och Inrikes Tidningar, criado na Suécia em 1625;
Haarlems Dagblad, criado na Holanda em 1656;
La Gazzetta di Mantova, criado na Itália em 1664;
The London Gazette, criado na Inglaterra em 1665;
Wiener Zeitung, criado na Áustria em 1703.

Para ver uma tabela com uma lista mais completa dos jornais mais antigos do mundo visite o artigo A história dos jornais e a origem do jornalismo, do site Guia da Carreira.

Você também pode gostar

0 comentários